segunda-feira, 9 de junho de 2008

A primeira a gente nunca esquece...

Existe uma verdadeira trindade. Uma tríade que resume tudo, que contém tudo que existe neste e em todos os outros universos. Assimov, Bradbury e Clark são a minha tríade preferida. A, B e C até nisso ela é perfeita, lógica, nem o chato do C. Peirce poderia discordar.

A
simov é uma das minhas maiores referências intelectuais, para quem não sabe ele além de ser o escritor de ficção cientifica mais idolatrado de todos os tempos, era PhD em Bioquímica e uma pesquisador muito respeitado na sua área. Era um erudito, transitava pela física, genética, história, geografia, biologia, geologia com a mesma facilidade com que escrevia os melhores contos de ficção de todos os tempos. Seus textos eram tão coerentes quanto qualquer artigo científico e ele foi o criador das 3 Leis da robótica (olha o três aí, gente), um conceito tão lógico e perfeito que até hoje não foi encontrado um melhor para regular uma inteligência artificial.

Bradbury era um humanista, seus contos usam a ficção científica como pano de fundo para contar histórias tocantes e humanas. Quando eu tinha 10 anos, minha mãe entrou no círculo do livro, era um sistema no qual se podia comprar livros com desconto desde que os comprasse regulamente. Era minha vez de escolher e escolhi um pela capa e pelo tema. Era “Os frutos dourados do sol”, eu já era adepto de ficção através de Lost in Space, Star Wars e Star Trek, quando vi a capa com 3 discos voadores dourados, não tive dúvidas, era esse. Desde então, Bradbury, com suas estórias e narrativas eletrizantes, me fisgou.

Clark é o escritor de 2001-Uma odisséia no espaço. Não preciso falar mais nada. Ele só escreveu o roteiro do melhor filme de ficção, dirigido pelo maior diretor de cinema de todos os tempos, Stanley Kubrick. É pouco ou quer mais. O filme era tão à frente do seu tempo que, quando foi lançado em 1969, foi um fracasso, mas como as pessoas ficavam chapadas durante a apresentação, elas acabavam voltando para ver de novo, ou seja era preciso assistir várias vezes para conseguir assimilar o filme. Resultado virou um sucesso retumbante. Clark previu o satélite artificial, a órbita geo-estacionária, a estação espacial, o laptop, o celular, entre outros.Ele afirmava que previsões sempre acertava, só se equivocava na data. Ele dizia que não se pode confiar nos governos, senão acertaria as datas também.

Dessa Tríade eu passei para Julio Verne, Edgar Allan Poe, Dante, Dostoiesvky, Drumond, Voltaire e outros escritores fantásticos. Depois chegou outra tríade que redefiniu meu pensamento: Sócrates, Platão e Aristóteles; mas tudo começou com aqueles 3 primeiros.

Mas, qual o motivo desse prosa comprida? Bem, não sei. No fim de semana passado estava na casa da minha mãe e vi um livro com 3 discos voadores dourados na capa. Peguei-o nas mãos e lembrei de quando o li pela primeira vez, eu tinha 10 anos. Trouxe para minha casa e o deixei jogado de maneira displicente do lado do computador do meu filho, ele tem 10 anos. Será que funciona de novo? Veremos.

Nenhum comentário: